Lista 2/01 - Exercício 4
Este exercício traz uma caracterização de continuidade através de 2 conceitos mais fracos: Os de semicontinuidade inferior e superior:
Definição: Seja
é semicontínua superiormente se:
é semicontínua inferiormente se:
Exercício: Mostre que
Extra: Você pode exibir um exemplo de uma função que não seja contínua mas que seja semicontínua inferiormente ou semicontínua superiormente?
- AAndré Caldas @andrecaldas
Você respondeu metade do exercício! :-P
Excelente, valeu!
- AEm resposta arodolfo_edp⬆:André Caldas @andrecaldas
Gostei do extra. Tava lá na lista?
- RRodolfo Ferreira de Oliveira @rodolfo_edp
Tava não professor! Mas como esse conceito de semicontinuidade é muito útil em analise funcional, por exemplo, achei interessante sugerir a colocação de um exemplo
- JEm resposta arodolfo_edp⬆:João Vitor Barbosa e Oliveira @Joaovitor
Seja
contínua. Então para cada aberto tem-se que . Ora, então dado e vemos que,
são imagens inversas de subconjuntos abertos da reta portanto são abertos em . Como esse fato vale para cada segue-se que é semicontínua inferiormente e superiormente. Reciprocamente, suponha que seja semicontínua inferiormente e superiormente e mostremos que é contínua. De fato, sejam e dados arbitrariamente então existe tal que, . Daí, considere
Pela hipótese existem abertos tais que,
Logo,
Então e, portanto, . Como foi tomado arbitrário segue-se que é contínua.
Para o exemplo, considere e defina
Então,
Portanto, em qualquer caso é um aberto em donde é semicontínua inferiormente mas não é contínua pois, são pontos de descontinuidade para (vide Lista 1/02 - Exercício 11).- RRodolfo Ferreira de Oliveira @rodolfo_edp
Observe que para concluir continuidade vc deve trabalhar com a imagem inversa, não com o conjunto imagem. Pois mesmo uma função que é aberta, isto é, tal que
é aberto sempre que é aberto pode não ser contínua.- JJoão Vitor Barbosa e Oliveira @Joaovitor
Mas eu não estou mostrando que imagem de aberto é aberto mas sim que a imagem de
através da está contida no intervalo . Que no fundo é equivalente a dizer que . Não é isso?- RRodolfo Ferreira de Oliveira @rodolfo_edp
É porque isso não mostra que pré-imagem de aberto é aberto, entende? Vc tem que pegar um aberto arbitrário da reta e mostrar que a pré-imagem dele é aberto.
Da hipótese, vc tem que
e são abertos. Assim, a sua intercessão que é é aberto, para todo reais, . Ou seja, pré-imagem de todo intervalo aberto é aberto. Como concluir então para um aberto qualquer?- JJoão Vitor Barbosa e Oliveira @Joaovitor
Entendi sim vou refazer. Muito obrigado.
- Em resposta aJoaovitor⬆:AAndré Caldas @andrecaldas
Uai... eu não vi como estava antes, não. Mas acho que o que você está dizendo parece correto.
Se, para todo
você mostrar que existe um aberto tal que
então tá mostrando que é contínua no ponto .--
PS: Eu sugiro usar bolas ao invés de intervalos com .
- Em resposta arodolfo_edp⬆:AAndré Caldas @andrecaldas
Dá pra usar a imagem direta...
https://youtu.be/WEBhUT8Rmcc?list=PLMG2ETzS-iy-u0gN23Wj_P_9h_3IkKvQ6&t=1224Mas eu não sei como tava escrito...
- JJoão Vitor Barbosa e Oliveira @Joaovitor
Foi essa a ideia que eu tive mas não estava tão bem escrita eu tinha invertido o
com o . Por isso deve ter parecido que a ideia estava errada - Em resposta aandrecaldas⬆:JJoão Vitor Barbosa e Oliveira @Joaovitor
A ideia era tomar
e mostrar que onde é tomado arbitrário.
- Em resposta aJoaovitor⬆:AAndré Caldas @andrecaldas
Seria interessante, se você argumentasse que a família de conjuntos da forma
e geram a topologia (usual) de .