Um subgrupo de um grupo topológico
Um grupo topológico é um grupo $G$ que é um espaço topológico e satisfaz o axioma $T_1$: Conjuntos finitos de pontos são fechados. Além disso as operações
\begin{align*}
\psi : & G \times G \to G\
& (x,y) \mapsto x \cdot y
\end{align*}
e
\begin{align*}
I : & G \to G\
& x \mapsto x^{-1}
\end{align*}
são funções contínuas.
Seja $H$ um subgrupo e um subespaço de um grupo topológico $G$ ($H$ tem a topologia induzida). Então $H$ é um grupo topológico.
Observe que $H \subseteq G$, então $H$ satisfaz $T_1$. Como $H \leq G$, temos que a restrição
$$
\psi_0 = \psi |_ {H \times H}
$$
está bem definida e, além disso, $\psi_0 = \psi \circ j$, onde $j: H \times H \to G \times G$ é a inclusão. Então $\psi_0$ é contínua. Podemos considerar agora a função $\psi_1$ obtida de $\psi_0$ restringindo o contradomínio para $H$, ela está bem definida porque $Im(\psi_0) \subseteq H$. Sendo agora $V$ um aberto em $H$, temos que em geral $\psi^{-1}(H)$ não precisa necessariamente estar contido em $H \times H$. Considere o grupo das matrizes com determinante $1$, podemos achar duas matrizes que não estão neste grupo (com determinantes $3$ e $1/3$ por exemplo) tais que o produto delas está no grupo. Então, pela definição de $\psi_1$,
$$\psi_{1}^{-1}(V) = \psi_{0}^{-1} \cap (H \times H)$$
é aberto em $H \times H$. Logo, $\psi_1$ é contínua.
No caso da inversão, a função obtida restringindo o domínio de $I$ para $H$ é contínua pelo que vimos antes e sua imagem está contida em $H$, pois $H \leq G$. Portanto, faz sentido considerar a restrição $I_0: H \to H$ obtida de $I$. Sendo $V$ aberto em $H$, $V = U \cap H$ com $U$ aberto em $G$. Então
$$I_{0}^{-1}(V) = I_{0}^{-1}(U \cap H) = I^{-1}(U \cap H) = I^{-1}(U) \cap I^{-1}(H) = I^{-1}(U) \cap H,$$
onde a segunda igualdade deve-se ao fato de que
$$U\cap H \subseteq H \implies I^{-1}(U\cap H) \subseteq H.$$
Segue que $I_{0}^{-1}(V)$ é aberto em $H$ e $I_0$ é contínua.
- AAndré Caldas @andrecaldas
Olá, Matheus!
Por vezes, as definições das coisas não são iguais, dependendo de quem fala. Apesar de ser muito comum, eu não vejo nenhum bom motivo para que a definição de grupo topológico exija que a topologia seja $T_1$. Por exemplo, acho que nada do que você escreveu depende desse axioma. Acho que você aprende mais se não assumir $T_1$. A gente só entende bem qual é a vantagem de ser $T_1$ quando tem contato com coisas que não são. :-)
Exigir $T_1$, causa outras dificuldades. Sem $T_1$ sempre que você faz o quociente de $G$ por um subgrupo normal $N$, você tem um grupo topológico. Mas se você exige $T_1$, vai ter que se restringir aos casos em que $G/N$ é $T_1$.
Quando você argumenta sobre a continuidade de $\psi_0$, eu não me importo se você simplesmente disser que a restrição tanto no domínio quanto no contradomínio de uma função contínua é contínua. A gente tem essa tendência de querer demonstrar tudo a partir do zero, mas acho que fica melhor se você usar esses resultados.
Por outro lado, quando você conclui algo do tipo
Então $\psi_0$ é contínua.
eu prefiro que você diga exatamente de onde saiu a conclusão. Por exemplo:
Por ser a composição de duas funções contínuas, $\psi_0$ também é contínua.
PS: Eu não entendi se você está resolvendo um exercício, se está tirando uma dúvida, se está só compartilhando seu conhecimento... claro que é tudo bem vindo!!! :-)
- MMatheus de Freitas Souza @Matheus
Olá professor.
Este é um exercício que eu resolvi. Achei que era um resultado legal, então resolvi escrever aqui. Eu deveria ter explicado....
Sobre o $T_1$, bom saber disso que disse. Essa foi a definição que vi no livro do Munkres, de fato ainda não entendo bem porque ele exige isso.
Sobre o argumento, acho que deixei umas conclusões sem uma justificativa suficientemente explícita mesmo. Vou editar. Eu também quis demonstrar a continuidade do zero porque tem algumas nuances diferentes nessas funções por elas serem funções entre grupos, principalmente no que se refere a imagem inversa.
Obrigado!!
- AAndré Caldas @andrecaldas
Muito bom. :-)
Eu preparei uma aula sobre grupos topológicos. Mas como eu estava com a impressão de que ninguém tinha entendido nada da aula de espaços vetoriais topológicos, eu não gravei.
- MMatheus de Freitas Souza @Matheus
Bom, eu gostaria de ver rs. Gostei da aula de espaços vetoriais topológicos.