Formalização do Teorema da Subbase de Alexander
Vamos demonstrar o Teorema da subbase de Alexander (visto na aula de ontem no vídeo Compacidade na Topologia Produto):
Seja $X$ um espaço topológico e $\mathscr{C}$ uma subbase para a topologia em $X$. Se toda cobertura aberta $\mathscr{A} \subseteq \mathcal{C}$ de $X$ tem uma subcobertura finita, então $X$ é compacto.
Enunciamos desta forma porque a recíproca é claramente válida. Para esta demonstração, usaremos o lema de Zorn, que diz
Se $P$ é um conjunto parcialmente ordenado tal que todo subconjunto totalmente ordenado de $P$ tem uma cota superior, então $P$ contém um elemento maximal.
Vamos supor que $X$ não é compacto e obter uma contradição. Começamos considerando a coleção $\mathcal{F}$ de todas as coberturas abertas de $X$ que não têm uma subcobertura finita. Como $X$ não é compacto, $\mathscr{F} \neq \emptyset$. $\mathscr{F}$ é parcialmente ordenado pela inclusão e é possível mostrar (usando o Lema de Zorn) que ele contém um elemento maximal $\mathcal{M}$.
Definimos $\mathcal{S}' = \mathcal{M} \cap \mathscr{C}$, o conjunto dos abertos de $\mathcal{M}$ que estão na subbase. Queremos mostrar que $\mathcal{S}'$ cobre $X$, pois, desta forma, $\mathcal{M}$ deve conter uma subcobertura finita de $X$, já que $\mathcal{S}' \subseteq \mathcal{C}$ e $\mathcal{S}' \subseteq \mathcal{M}$. Daí concluiremos que $\mathcal{M} \not \in \mathscr{F}$ e que $X$ deve ser compacto. (Não consegui justificar porque $\mathcal{S}' \neq \emptyset$, se alguém souber...).
Se $\mathcal{S}'$ não cobre $X$, então existe $x \in X - \cup \mathcal{S}'$. $\mathcal{M}$ cobre $X$, então existe $U \in \mathcal{M}$ tal que $x \in U$. Como $\mathscr{C}$ é subbase, existe $\{C_1, \dots, C_n\} \subseteq \mathscr{C}$ tal que $C = \cap C_i$, um elemento da base da topologia, é tal que $x \in C \subseteq U$. Temos ainda que $C_i \not \in M$ para todo $i= 1, \dots, n$, pois $x \in X - \cup \mathcal{S}'$ e $x \in C$.
Como $\mathcal{M}$ é maximal, cada coleção $\mathcal{M} \cup \{C_i\}$ contém uma subcobertura finita de $X$. Denote, para cada $i$, esta subcobertura por $\mathcal{M}_i \cup \{C_i\}$, onde $\mathcal{M}_i \subseteq \mathcal{M}$. É fácil ver, então, que
$$\bigcup_i \mathcal{M}_i \cup \{C\}$$
é uma cobertura finita de $X$, o que implica que $\bigcup_i \mathcal{M}_i \cup \{U\}$ também é, pois $C \subseteq U$. Mas $U \in M$, o que é uma contradição, logo, $\mathcal{S}'$ cobre $X$. Portanto, $X$ deve ser compacto.
- AAndré Caldas @andrecaldas
Bacana!
O Lema/Axioma de Zorn, você põe no apêndice! ;-)
Mas acho importante mostrar porquê você pode usar o Lema de Zorn pra essa família aí.Talvez você possa usar
\mathscr{F}
pra família de coberturas, e\mathcal{M}
pra cada cobertura:
$$\mathcal{M} \in \mathscr{F}.$$Ao contrário do que eu fiz, talvez a notação fosse menos carregada se você dissesse que $\mathcal{M}_i \subset \mathcal{M}$ é uma subfamília finita tal que $\mathcal{M}_i \cup \{C_i\}$ é uma cobertura. Então, você argumenta que
$$\bigcup_{i=1}^n \mathcal{M}_i \cup \{C\}$$
é uma subcobertura finita de $\mathcal{M}$.A conclusão é que $\mathcal{M} = \mathcal{M} \cup \{C\}$. E, portanto, $C \in \mathcal{M}$.
Não precisa de contradição. Você tomou um $x \in X$ qualquer. Tomou $C \in \mathcal{M}$ e mostrou que
$$x \in \bigcup (\mathcal{C} \cap \mathcal{M}).$$
E portanto, $\mathcal{C} \cap \mathcal{M}$ é uma cobertura.Mas tá melhor que o meu vídeo. :-)
- MMatheus de Freitas Souza @Matheus
Verdade, dá para simplificar bastante coisa, a notação que usei não precisa ser esta tão complicada também kkk. Vou tentar escrever mais tarde os detalhes dessa parte em que é usado o Lema de Zorn também.
- AAndré Caldas @andrecaldas
Não precisa demonstrar o Lema de Zorn. Mas talvez fosse interessante enunciá-lo e mostrar que o que você tá fazendo satisfaz as hipóteses.
- MEm resposta aMatheus⬆:Matheus de Freitas Souza @Matheus
Vamos mostrar porque podemos usar o Lema de Zorn.
Seja $\mathscr{F}' \subseteq \mathscr{F}$ um conjunto totalmente ordenado (todos os elementos são comparáveis em termos de inclusão). Queremos mostrar que todo subconjunto totalmente ordenado de $\mathscr{F}$ tem uma cota superior. Vamos denotar
$$\mathscr{F}' = \{\mathcal{F}_\lambda : \lambda \in \Lambda\}.$$Defina
$$\mathcal{F} = \bigcup_{\lambda \in \Lambda} \mathcal{F}_\lambda.$$
É claro que $\mathcal{F}_\lambda \subseteq \mathcal{F}$ para todo $\lambda$ ($\mathcal{F}$ é uma cota superior de $\mathscr{F}'$) e que $\mathcal{F}$ cobre $X$. Suponha que $\mathcal{F} \not \in \mathscr{F}'$, então existe uma subcobertura finita $\{F_1, \dots, F_n\} \subseteq \mathcal{F}$ de $X$.
Para cada $j \in \{1, \dots, n \}$ , $F_j \in \mathcal{F}_{\lambda_j}$ para algum $\lambda_j \in \Lambda$. Como $ \{ \mathcal{F}_{\lambda_1}, \dots, \mathcal{F}_{\lambda_n} \} \subseteq \mathscr{F}' $ é totalmente ordenado, podemos supor sem perda de generalidade que $ \mathcal{F}_{\lambda_n} $ contém $\{F_1, \dots, F_n\}$. Isto implica que $\mathcal{F}_{\lambda_n} \in \mathscr{F}$ contém uma subcobertura finita de $X$, o que é absurdo. Concluímos que $\mathcal{F} \in \mathscr{F}'$.
- RRodolfo Ferreira de Oliveira @rodolfo_edp
acho que ficou faltando algum
$
no meio do seu texto, repare que o estilo de fonte foi alterado pelo ambiente matemático
- AAndré Caldas @andrecaldas
É a sequência
}_{
, que dá problema aqui no fórum. Quando tiver dando problema not $\TeX$, é bom já sair colocando\_
no lugar de_
.Já arrumei.
- MMatheus de Freitas Souza @Matheus
Bom saber disso, fiquei tentando arrumar e não consegui